Portugal brings the "Blue Dialogue" to Expo 2025 Osaka

Get unlimited access to the all of features from €9.90/month — cancel anytime.
Portugal participará na Expo 2025 Osaka, no Japão, que decorrerá entre 13 de abril e 13 de outubro, integrando o conjunto de 161 países reunidos sob o tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”.
O pavilhão português, intitulado “Oceano: Diálogo Azul”, foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, que, além de ter concebido este espaço, ampliara também o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. Distingue-se pela forte ligação de Portugal ao mar, promovendo a sustentabilidade e reforçando as relações culturais e económicas com o Japão.
Construído a partir de materiais ecológicos, como cordas recicladas, cortiça e azulejos, o espaço deverá inspirar outros países a adotarem soluções ambientalmente responsáveis. “Inspirar pelo exemplo” é, segundo Joana Cardoso, comissária-geral, "o propósito do Diálogo Azul", como referiu à PME Magazine.
O atelier de Kuma reuniu mais de 500 arquitetos, entre os quais se destaca a portuguesa Rita Topa, que desempenhou um papel crucial no projeto. “A qualidade não se mede pela nacionalidade, mas sim pela capacidade de resposta ao caderno de encargos”, salientou Joana Cardoso.
Com um investimento de 21 milhões de euros, pretende-se não apenas garantir o sucesso da participação portuguesa na Expo, mas também fomentar parcerias duradouras. Entre os artistas que representarão a cultura nacional, destacam-se Carminho, Ana Moura, Dino d’Santiago e Bruno Pernadas, que levarão ao público japonês uma nova interpretação do fado, género apreciado no Japão desde os tempos de Amália Rodrigues.
Prevendo-se que a Expo receba mais de 28 milhões de visitantes, esta constitui uma oportunidade para Portugal evidenciar as suas políticas oceânicas e práticas sustentáveis, nomeadamente no que diz respeito às áreas marinhas protegidas. Considerado um dos cinco pavilhões imprescindíveis do evento, o espaço português ambiciona atrair cerca de 1,4 milhões de visitantes.